quinta-feira, 24 de março de 2016

Eletroscópio de Folhas


O eletroscópio de folhas é o instrumento mais comum que pode ser utilizado para detectar e medir cargas elétricas. Ele é constituído por uma esfera condutora, fixada em uma das extremidades de uma barra de metal, também condutora, e duas finas folhas de metal fixadas na outra extremidade da barra.

O eletroscópio funciona da seguinte maneira: aproxima-se um material eletrizado da esfera condutora. Pelo processo de indução, as cargas de mesmo sinal do material eletrizado são repelidas para as duas folhas metálicas. Como as folhas ficam carregadas com cargas de mesmo sinal, elas tendem a se afastar, ou seja, cargas de mesmo sinal se repelem, como ilustra a figura abaixo.

Dessa forma, utilizando um eletroscópio de folhas podemos determinar o módulo da carga induzida de forma qualitativa. Assim, podemos dizer que quanto mais as folhas de metal se afastam, mais carga elas receberam.
Materiais utilizados pelo grupo para a construção do Eletroscópio de Folhas:
- 1 pote de vidro;
- 2 pedaços de papel alumínio;
- fio rígido de arame;
- 1 " bolinha " feita de papel alumínio;
Modo de construção:
- passo 1: faça um furo na tampo do pote de vidro ( ou algum outro pote que você utilizou )
- passo 2: na ponta do fio de arame , faça um gancho ( J )
- passo 3: na parte que o gancho foi feito , coloque os dois pedaços de papel de alumínio ( um pedaço não deve encostar no outro )
- passo 4: na outra ponto do arame, que deve estar pra fora do pote, saindo da tampa, coloque a " bolinha " de papel alumínio;
Após seguir estes passos, seu Eletroscópio de Folhas deverá ficar semelhante ao da foto abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário